Ópera

Quando minha filha me diz que vai colocar uma ópera pra tocar enquanto descansa a tarde pra depois arrumar o quarto a minha cara é de espanto, mas no íntimo penso, satisfeita, que alguma coisa deve estar indo bem.

Arrumar o quarto ainda é uma luta diária. Nem sempre, ou melhor, quase nunca está em ordem. Quando está, é feito por elas. Como já disse, mãe pedagoga ( e qualquer outra) tem que ensinar a fazer, nunca fazer por eles.

Sobre a música clássica. A pequena tem se mostrado interessada. Semana passada, em um novo passeio ao bairro da Liberdade em São Paulo, paramos para ouvir um senhor que tocava na rua o seu violino. Ela foi quem mais tempo ficou. Até me perguntei se era hora de investir nisso. Penso que é hora de experimentar, ao menos. Não gosto, nunca gostei da imposição de coisas culturais. Cada um tem seu gosto e acho que tem o efeito reverso obrigar uma criança a tocar piano, por exemplo. Minhas experiencias pedagógicas tem rendido algum fruto. Aguardemos.


Comentários

Unknown disse…
É que ópera tem tudo a ver com limpar casa. algum dia alguém vai fazer uma pesquisa assim e não vai me pagar os devidos royalties, mas vejamos se não é quase óbvio:
o que combina melhor com uma super limpeza de casa?
1. george harrison, com my seewt lord (a música é ótima para muitas coisas, mas penso mais em uma limpeza espiritual, para começar). https://www.youtube.com/watch?v=0kNGnIKUdMI
2. juventude trasnviada / lavar roupa todo dia (o luiz melodia cantando torna a coisa ainda mais interessante); https://www.youtube.com/watch?v=J8KrETFHgjg. não essa música me faz querer parar para pensar, e eventualmente sai como um desabafo, no meio do trabalho, com um monte de relatórios, pressão de fornecedores, de indústria farmacêutica, gente querendo sair (ter alta) apesar do transplante ter sido feito há alguns poucos dias e a coisa ainda estar na corda bamba... é qs tão pesado como as lavadeiras do luiz. ainda não vale.
3. ABBA, algo como does your mother know? https://www.youtube.com/watch?v=WkL7Fkigfn8&feature=kp
claro que se vc quer manter o ritmo para esfregar alguma coisa isso ajuda, mas sempre penso na vida deles (biografia) e penso que a musica podia ser esfuziante e alegre, mas a vida nem sempre. isso me faz perder o ritmo. fora que ainda não entendi mt a letra. a mãe? claro que a mão sabe! ou não? cara, a ritmo do esfregão já se perdeu nessa reflexão.
4. podia continuar com mts outros exemplos, mas pense: que tal o barbeiro de sevilha? https://www.youtube.com/watch?v=jyiLscCyJ98
eu pelo menos qd ouço esta música (e olha que só coloquei musicas que são irrepreensíveis, acima do bem e do mal...), mas essa, dá uma vontade irreprimível de limpar, cortar, arrumar, colocar nos lugares. ah, tem um (ou mais) desenho(s) animado(s) com essa trilha sonora, mas isso já outra coisa...