Superbacana


E eis que 2013 vai ser O ano das listas. Sim, por que eu descobri , em 2012, que o meu maior gasto é em, adivinhem, supermercado!!! Então fui pesquisar como fazer pra restringir esse buraco no orçamento, tenho certeza que é um buraco, pq gasto MUITO e pq eu vejo os gastos dos aposentados durante as minhas compras e vejo que está um disparate, se eles sabem ir ao mercado e gastar $30, pq eu tenho que gastar $60? 

                               --//--
Não é uma questão de não ter dinheiro, muitos deles tem, só aprenderam a gastar com o que é necessário para poder manter o dinheiro saudável. Um dia desses eu tava lá passando minhas compras : leite desnatado, queijo fresco e iogurte light, essas coisas super necessárias (cof, cof) e senti, depois que estava guardando tudo, que tinha alguma coisa errada. Lembrei da ricota. Por que , cargas d'água eu não comprei ricota? Veja , o queijo light 6,99(!), a ricota 3,69(!). Vc pode dizer que o gosto é diferente e blá blá blá, mas o gosto de passar as férias num iate tbm é ótimo não é? Menos quando isso significa passar  a aposentadoria sem $$... Eu adoraria passar as férias num iate, mas eu adoro mais ainda a possibilidade de poder, um dia , ter liberdade financeira. Se libertar da necessidade de salário é algo inversamente proporcional a se presentear com excessos no agora. Bom, enfim, uma das dicas é fazer listas e se restringir a elas. Outra dica é levar em DINHEIRO vivo e comprar com ele, esquecer o cartão, mesmo o de débito, por que ele tem um aspecto psicológico de vc não ver o $$ saindo, então tende a gastar mais. Outra dica é experimentar os produtos de marcas mais baratas,  que as vezes são muito bons, sendo que são até 30% mais barato pela falta da propaganda.

Então tá, meta do ano: ir ao mercado com lista, ir ao mercado com cash, experimentar marcas novas. Voilá! Depois conto pq hj vou fazer minha primeira feira do ano nessas condições! O que vcs acham? Alguém tem mais alguma dica? Bjos!


UPDATE

Gente, é difícil viu? Fui ontem, munida da lista de compras, e , olha, não é uma tarefa fácil por que vc sempre lembra de alguma coisa quando chega lá. É impressionante!! Muito dificil se manter na lista e relevar a sensação de que " eu podia aproveitar para", "vou levar tal coisa que eu posso precisar" e etc. O que me segurou, sendo sincera, é que eu estava a pé e precisava ( estava na lista) levar água, então ia ficar pesado, mesmo assim saí da lista e comprei cogumelos (foi exatamente como os sites falam, vc olha o produto e sente vontade de levar pra comer), pimentão( amo, mas não sei quando vou usar) e ricota ( hahaha, essa realmente não estava na lista mas  qdo vi me lembrei que minha ultima estava acabando- está fechada na geladeira, ainda comi a ricota que estava aberta hj). 
Teria comprado mais coisas que lembrei que uso/seriam uteis, mas não podia carregar então deixei - por exemplo sabão em pó , vamos ver por quanto tempo eu uso o sabão em pó que tenho aqui e se comprar naquele dia seria realmente necessário. 
Outra coisa que segura é essa história de levar em $$, vc tem um limite físico para gastar naquele dia, então tem que selecionar o que é mais importante. Confesso que acabei passando o cartão e que , se eu quiser que isso funcione, vou precisar levar uma peq maquina de calcular. Cálculos mentais, com tanto 0,99, enganam!! É uma dica financeira de praticamente todos os sites fugir dos cálculos mentais.
Bom, é isso. Embora frustrada, a caminhada ao super me ensinou algumas coisas bem importantes, NO FIM VI QUE AS DICAS SÃO PRECIOSAS E DEVEM FUNCIONAR BEM. Estou animada para ver isso virar , aos poucos, parte da minha organização e rotina!!

Ps. Ontem também fui ao banco e à farmácia a pé. Ó tempo livre, como eu te amo!!!


UPDATE 2!!

Então hj é dia 16 de janeiro, seis dias depois e eu ainda estou lavando a roupa com o mesmo sabão em pó, o que me faz pensar que às vezes o supermercado pode ser o lugar das ansiedades. É lá que vc, homem das cavernas há mil anos precisando garantir alimento antes da seca, resolve garantir que a família não passará fome antes do próximo terremoto-tsunami-vulcão ativo. Então é preciso lutar contra isso né, pq a não ser que os mórmons e os maias estejam certos (hahá) o mundo não vai carecer de alimento nos próximos meses. Vc não precisa estocar tudo em casa, deixa lá pra comprar quando e se precisar.

Comentários