Lentilhas

Não dá para passar o ano sem elas.
Sempre como um prato cheio. E sempre aumento o tamanho do prato , porque $$ agente sempre precisa! Das duas uma: ou a ervilha realmente funciona e traz prosperidade ou ela aumenta o otimismo, por que eu sempre acho hoje está beeem melhor que ontem, he he.

Aos nutrientes :

Lentilhas secas cozidas
Quantidade1 xícara
Água (%)72
Calorias215
Proteína (g)16
Gordura (g)1
Ácido Graxo Saturado (g)0,1
Ácido Graxo Monoinsaturado (g)0,2
Ácido Graxo Poliinsaturado (g)0,5
Colesterol (mg)0
Carboidrato (g)38
Cálcio (mg)50
Fósforo (mg)238
Ferro (mg)4,2
Potássio (mg)498
Sódio (mg)26
Vitamina A (UI)40
Vitamina A (Retinol Equivalente)4
Tiamina (mg)0,14
Riboflavina (mg)0,12
Niacina (mg)1,2
Ácido Ascórbico (mg)0

Veja quem aparece de novo e em grande quantidade: O potássio! Cabelos lindos para o próximo ano!Hehe!

Receita prática para o ano Novo:

Já refogar a lentilha no azeite ou manteiga e alho bem amassadinho ainda crua. Pode carregar no tempero porque, afinal, você já está comendo um prato super saudável de  lentilhas! Imagine o quanto de manteiga você teria que colocar para concorrer com a gordura de um lombinho?É, por mais que você tente, não vai chegar lá.
Coloque de uma a duas colheres cheias de manteiga ( sem sal) ou azeite, e frite o alho. Isso é questão de gosto, eu colocaria uns bons quatro dentes, mas se você é extremista radical vai acabar odiando o gosto.
 Eu sempre faço uma relação com a carne: As pessoas temperam a carne MUITO e muito bem, e é por isso que ela fica gostosa. Faça o mesmo com os legumes e eles ficarão deliciosos.
Deixar fritar um pouco os grãos para que peguem o sabor, colocar agua e cozinhar ( humn, imagina o sabor da manteiga e alho frito entrando no grão enquanto cozinha) por volta de 20 minutos. O importante é ficar com um caldo cremoso!Comer com arroz integral e algum acompanhamento apimentado (Pode ser uma simples salada de rúcula). Voilá.Cést fini!

Comentários